Faturamento da indústria de máquinas sobe 4,6% em abril, diz Abimaq

31 de maio de 2013

A indústria de máquinas e equipamentos registrou um crescimento de 4,6 por cento no faturamento bruto em abril, sobre igual mês de 2012, segundo dados da associação que representa o setor, Abimaq, que espera uma melhora no restante do ano, ainda que de forma cautelosa.

‘Janeiro, fevereiro e março costumam ser meses de alta, e abril costuma ter queda. Em 2013, subiu e isso pode ser um sinal de recuperação’, disse Mario Bernardini, diretor de competitividade da Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

No mês passado, o faturamento também registrou crescimento de 4,2 por cento na comparação com março, mas ainda assim, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano houve queda de 8,2 por cento, ante igual período de 2012, totalizando 23,832 bilhões de reais.

Segundo Bernardini, não houve um setor específico que tenha puxado o crescimento de abril, e embora a Abimaq espere recuperação no restante do ano, não vê um crescimento mais forte do que o ocorrido no mês passado.

‘Um crescimento maior eu não espero, porque não vejo nenhum setor que possa ser a locomotiva’, disse.

Ainda assim, ele considerou que os efeitos da 11ª rodada de petróleo, realizada neste mês, e as concessões de infraestrutura previstas para este ano podem impulsionar os investimentos em bens de capital no próximo ano.

Balança comercial

Em abril, as exportações da indústria de máquinas e equipamentos tiveram queda de 11,8 por cento ante igual mês de 2012 e de 4,9 por cento na comparação com março. No acumulado do ano as exportações caíram 18,5 por cento para 3,407 bilhões de dólares.

Já as importações subiram 12,7 por cento em abril, sobre mesmo mês do ano passado, e avançaram 6,2 por cento na comparação com março. Nos quatro primeiros meses do ano, o crescimento foi de 6,2 por cento, para 10,564 bilhões de dólares.

Com isso, o déficit na balança comercial do setor ficou em 7,158 bilhões de dólares no ano, alta de 24,4 por cento ante os quatro primeiros meses de 2012.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Seção: Máquinas & Equipamentos
Publicação: 31/05/2013

Compartilhe nas redes sociais