Futuros chineses de aço e minério têm forte queda com desova de estoques

12 de abril de 2017

Futuros de aço e de minério de ferro negociados na China apresentaram forte queda nesta quarta-feira, após siderúrgicas reduzirem seus preços numa tentativa de desovar o excesso de estoques.

Na Bolsa de Futuros de Xangai, o contrato de vergalhão de aço para entrega em maio caiu 3,5%, encerrando a sessão 2.893 yuans (US$ 419,66) por tonelada. Já na Bolsa de Commodities de Dalian, o futuro de minério de ferro teve baixa de 3,3%, a 506 yuans por tonelada.

Em meados de março, os futuros chineses de aço e de minério de ferro atingiram os maiores níveis em quatro anos. Desde então, no entanto, os contratos vêm recuando em meio a expectativas de demanda mais fraca do setor de infraestrutura, principalmente em função de medidas de Pequim para conter o superaquecimento no mercado imobiliário.

“Os fundamentos gerais para o mercado de commodities parecem sombrios”, comentou Fan Qingtian, analista da Nanhua Futures Co. “Estamos vendo uma correção do otimismo exagerado observado mais cedo este ano,” acrescentou. (Estadão Conteúdo/Dow Jones Newswires)

Compartilhe nas redes sociais