Mineradoras suspendem produção em MG – 11/01/2022

11 de janeiro de 2022

As fortes chuvas que atingem grande parte do Estado de Minas Gerais desde o início do ano, com recrudescimento no fim de semana, fizeram ontem Vale, Usiminas e CSN suspender suas operações de produção de minério de ferro no Estado, transporte ferroviário e embarques nos portos temporariamente. As empresas divulgaram comunicados ao mercado e não forneceram mais detalhes.

Outra mineradora, a Vallourec, cujo dique de água transbordou no sábado, paralisando uma rodovia, a BR-040, está com sua mina Pau Branco suspensa por decisão da Justiça. O Ministério Público ainda pediu bloqueio de R$ 1 bilhão da companhia. A empresa também não concedeu entrevista.

Para o analista do Itaú BBA, Daniel Sasson, a suspensão das operações de minas das três empresas não devem afetar os preços do minério de ferro, caso essa paralisação ocorra em até duas semanas.

Pelas contas de Sasson, se isso durar 15 dias, a Vale deixaria de produzir 3 milhões de toneladas, a CSN outras 430 mil e a Usiminas 330 mil. “Não é um volume gigantesco, somando as três operações seriam de 3,7 milhões a 3,8 milhões que deixariam de ser produzidos em duas semanas. Mas se essa parada persistir, e durar, um mês, por exemplo, ai sim poderia mexer nos preços da commodity”.

Rafael Foscarini, da Belo Investment Research, não vê também que esse movimento das mineradoras possa interferir nos preços do minério. Segundo ele, o suprimento para o mercado chinês se mantém forte e isso deve segurar a cotação da principal matéria-prima. Ele ressaltou que de 27 de dezembro a 2 de janeiro, os embarques do Brasil e Austrália somaram 28 milhões de toneladas. “A normalização de oferta e demanda é o que vai reger o ritmo de preços do minério. Essas paradas não devem durar por muito tempo. Caso perdurem além do programado, aí, sim, pode afetar os preços.”

Rafael Barcelos, analista do Santander, afirmou que a suspensão das operações da Vale nas minas de Brucutu e Mariana no Sistema Sudeste e a suspensão das operações em todos os complexos do Sistema Sul poderiam reduzir a produção de minério de ferro em mais de 250 mil toneladas por dia, ou 5 % da oferta marítima diária.

“Acreditamos ainda que essa suspensão pode implicar em riscos para o guidance de produção de minério de ferro da Vale para 2022, dependendo de quanto tempo levar para a retomada das operações na região. A incerteza da oferta também pode elevar os preços do minério. Mantemos nossa projeção de preços médios em US$ 105 por tonelada para 2022, mas com riscos de alta”, disse em relatório.

Para suspensão das minas da Usiminas e CSN, ele avalia que a medida não deve afetar os suprimentos das usinas de aço das companhias, pois, os estoques da commodity nas usinas estão em alta.

A Gerdau informou que também tem enfrentado problemas operacionais em todas as unidades da empresa em Minas Gerais, incluindo a mineração. “A companhia acredita que estas dificuldades devem ser mitigadas dentro dos próximos dias e segue monitorando a situação. No momento, o atendimento aos clientes segue inalterado.” A empresa tem uma siderúrgica e uma mina de ferro no município de Ouro Branco.

A Anglo American informou que a produção de minério em Conceição do Mato Dentro (MG), segue conforme o previsto para o período de chuvas. “As estruturas de contenção da barragem – que é alteada a jusante – e dos diques permanecem seguras. A empresa mantém rigoroso programa de monitoramento”, disse em nota.

A ArcelorMittal informou que continua acompanhando em tempo real as fortes chuvas no Estado e está adotando medidas preventivas e corretivas para mitigar os impactos em suas operações, em virtude das interdições de rodovias e priorizando a segurança operacional, das pessoas e atendimento aos clientes e que sofreu apenas impactos pontuais nas operações.

A ação Vale3 fechou o dia na B3 com baixa de 1,13%. Já CSN, CMIN, Usiminas e Gerdau tiveram alta de 3,32%, 0,14%, 4,77% e 0,55%.

 

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 11/01/2022

Compartilhe nas redes sociais