Nova geração de vergalhões reduz emissões e aumenta eficiência para a construção civil – 21/07/2023.

21 de julho de 2023

Com crescimento constante desde 2020 e previsão de expansão de mais 2,5% em 2023, segundo dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil vive um momento de adoção acelerada de novos processos e tecnologias.

A busca por eficiência caminha lado a lado com as demandas pela redução do uso de recursos e diminuição das emissões de gases poluentes.

Mas a adoção de novas práticas representa um desafio para as empresas, segundo o estudo Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada, da consultoria IDC. Produzido em 2020, com base nos relatos de 835 profissionais de grandes construtoras de 12 países, o trabalho aponta que 72% das companhias entendem a importância de adotar novas tecnologias. Mas apenas 13% se consideram maduras neste quesito – e as companhias brasileiras foram as que apresentaram o menor nível de maturidade entre todas as nações pesquisadas.

Atenta a esse cenário, a ArcelorMittal traz para o mercado de construção civil a industrialização e a desmaterialização de processos aplicando materiais de alto desempenho técnico para a engenharia. São soluções capazes de promover a industrialização no canteiro de obra para a implementação de medidas eficientes. Dois produtos, em especial, concretizam esta proposta.

Ecoeficiência

Resistência mecânica em torno de 40% maior, na comparação com o modelo padrão, com redução de custos e racionalização significativa. Este é o vergalhão 50S/AR, desenvolvido pela ArcelorMittal em parceria com a Universidade de São Paulo, através do convênio Cátedra Construindo o Amanhã. Foi lançado em 2021.

No ano seguinte, a empresa disponibilizou ao mercado o vergalhão ecoeficiente 50 S XCarb©, produzido a partir de 100% matéria-prima metálica reciclada (sucata) e 100% de energia renovável. Na comparação com o vergalhão padrão, o produto reduz emissões de CO2, escopos 1, 2 e 3, em mais de 60%.

Desenvolvidos no Brasil e com potencial aplicação em outros mercados onde a empresa atua, estes dois produtos, entre outros que estão em desenvolvimento, sintetizam a proposta da ArcelorMittal para o mercado de construção civil: a industrialização e a desmaterialização de processos, aplicando materiais de alto desempenho técnico e soluções de engenharia.

“Desmaterializar é encontrar soluções de projeto e de engenharia que utilizem menos material e, por consequência, proporcionem menos custos, menor impacto ambiental e maior produtividade, otimização e performance”, explica Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos na ArcelorMittal Aços Longos. Em outras palavras, com vergalhão 50S/AR, a empresa investe em entregar vergalhões mais resistentes. “Entregamos o mesmo desempenho com menos material”, resume Pereira.

Já o Vergalhão 50 S XCarb© coloca os clientes em condições de documentar a redução nas emissões envolvidas nos projetos. “Ao utilizar em suas obras as soluções de desmaterialização de processos, os clientes têm garantia de rastreabilidade, confiança nas informações ambientais do produto e transparência nos processos, metodologias e evidências”, diz o gerente.

Soluções construtivas

A empresa também aposta em soluções capazes de promover a industrialização no canteiro de obra – ou seja, a implementação de medidas eficientes e racionais, levando em conta as especificidades de cada etapa do processo. Nesta frente, a ArcelorMittal trabalha com cinco conceitos que, na visão da companhia, vão moldar o futuro do setor e estão totalmente alinhados com as grandes tendências globais: industrialização, digitalização, desmaterialização, sustentabilidade e sistemas construtivos inovadores.

São conceitos que baseiam não apenas o desenvolvimento de produtos, mas também apoiam os trabalhos da metodologia Steligence®, capaz de entregar soluções construtivas mais sustentáveis e eficientes. Com ela, é possível analisar projetos básicos de determinadas tipologias, compara possibilidades construtivas e propõe soluções mais competentes do portfólio de todo o Grupo ArcelorMittal, indicando oportunidades de ganhos financeiros, ambientais e sociais.

“A metodologia avalia o projeto como um todo, em busca de apontar maneiras de otimizar componentes. Com isso, traz benefícios importantes, com menor prazo de execução, maior controle da qualidade e redução no percentual de perdas”, afirma Pereira.

Cliente no centro

A abordagem é holística, um diferencial importante para um setor caracterizado pela dispersão de processos e pela dificuldade em conciliar soluções. Assim, permite visualizar os aspectos mais importantes de cada projeto, caso a caso, etapa a etapa, comparando os principais métodos construtivos do mercado com as soluções de produtos e serviços agregados da ArcelorMittal .

Desta forma, a ArcelorMittal se posiciona na vanguarda do desenvolvimento de soluções completas, inovadoras e sustentáveis, inspiradas nas demandas atuais e futuras da sociedade. “Buscamos aliar o know-how da equipe com a produção de conhecimento da academia, a experimentação do ecossistema de inovação aberta, a parceria e o foco do cliente”, declara Pereira. “Oferecemos uma proposta de valor que vai ao encontro das demandas deste setor por ações integradas, eficientes e que utilizem menos recursos e resultem em uma quantidade menor de emissões.”

Fonte: Valor
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 21/07/2023

Compartilhe nas redes sociais