Prefeitos da região assinam documento contra desativação na Usiminas

4 de novembro de 2015

Os prefeitos das nove cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, deputados e membros do Governo do Estado assinaram, na manhã desta terça-feira (3), uma moção pública que pede que a Usiminas reverta, no prazo de 120 dias, a decisão de suspender a produção de aço, o que culminaria na demissão de 4 mil trabalhadores.

A ‘Carta da Baixada Santista’ foi aprovada por unanimidade pelos representantes do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Na ocasião, a prefeita de Cubatão, Márcia Rosa, alertou que a Cidade poderá fechar caso a decisão da Usiminas seja mantida, mas disse acreditar que é possível reverter a situação. “A desativação representa o fechamento de uma cidade inteira, com impactos para toda a região (da Baixada Santista). As ações visam evitar demissões e o comprometimento de políticas públicas”.

O documento pede ainda que seja constituída uma comissão especial para trabalhar na adoção de medidas emergenciais perante os órgãos governamentais para assegurar a competitividade do setor siderúrgico nacional, fortalecimento da produção industrial de aço da Usiminas em Cubatão, a sobrevivência econômica de segmentos empresariais da Baixada Santista e o emprego de milhares de trabalhadores da região.  

Reunião

Márcia Rosa se reúne ainda nesta terça-feira (3), às 15 horas, com sindicalistas ligados às empresas terceirizadas que atuam na siderúrgica.

Na quinta-feira (5), às 14 horas, é a vez dela se reunir o presidente da Usiminas, Rômel Erwin de Souza. A ideia é ouvir as necessidades do setor para traçar uma estratégia que evite o encerramento das atividades na unidade cubatense.

Participaram da reunião o vice-governador do Estado, Márcio França, e lideranças sindicais que integram o fórum Cresce Baixada, que já alertava para a crise neste segmento. (Colaborou Gustavo T. Miranda)

Fonte: A Tribuna
Seção: Siderurgia
Publicação: 04/11/2015

Compartilhe nas redes sociais