Produção da Aço Verde do Brasil cresce 15% entre 2022 e 2023 – 03/04/2024.

3 de abril de 2024

A Aço Verde do Brasil (AVB) divulgou seus resultados financeiros de 2023 registrando novos recordes em volume de vendas de laminados de aço. Foram 405 mil toneladas comercializadas durante o ano, um crescimento de 15,1% em relação a 2022. A receita no período atingiu R$1,7 bilhão. Apesar da redução de 9,0% na receita devido ao menor preço do aço praticado ao longo do ano, a empresa continua focada em suas estratégias de crescimento e otimização da estrutura de capital. As margens seguem em níveis saudáveis, com margem Ebitda ajustada acima de 31% e grau de alavancagem líquida abaixo de 1,0 x.

Silvia Nascimento, presidente da siderúrgica, explica que entre outras estratégias, a diversificação geográfica aliada à eficiência logística e comercial contribuíram para o crescimento. —Nossa participação em vendas na região Nordeste, que possui raio logístico menor, foi significativa em 2023, além disso, obtivemos fidelização e aumento de vendas também em outras regiões do país —pontua.

A empresa também cresceu 15% em produção quando comparado com o ano anterior, alcançando a produção máxima histórica de 413 mil toneladas de laminados produzidas, frente as 363 mil de 2022 e 270 mil toneladas em 2021. No acumulado dos últimos dois anos, a AVB registrou cerca 54% de crescimento. —Reforçamos nossa equipe comercial na região nordeste como parte dos nossos esforços para aumentar nossas vendas e qualidade de entrega e atendimento aos clientes da região —afirmou Leandro Vasconcelos, diretor comercial e logística da empresa, que também atribui a maior presença na região nordeste os números positivos da companhia.

O cenário do mercado de aços longos no Brasil apresentou desafios em 2023. Segundo dados do Instituto Aço Brasil (IABr), houve queda de 2,1% no consumo aparente e um aumento de 42% no volume de aços longos importados. —Esses fatores contribuíram para uma variação nos preços em geral, impactando as margens e as vendas do setor. No entanto, a AVB se manteve resiliente diante dessas adversidades, destacando-se pela sua capacidade de adaptação e gestão eficiente —avalia Silvia Nascimento.

Empresa fortaleceu pilares da agenda ESG no ano —Em 2023, a AVB manteve sua liderança em sustentabilidade, registrando um dos menores índices de emissão de CO2 na siderurgia mundial, com 0,02 tCO /t aço referente ao ano de 2022, conforme a World Steel Association. No pilar social, lançou a pedra fundamental para construção do Instituto AVB, visando consolidar e padronizar todas as iniciativas desenvolvidas no Maranhão e outros estados do nordeste.

Além disso, no primeiro semestre do ano, a empresa teve seu rating de crédito corporativo elevado pela agência de classificação de risco S&P Global Ratings, de ‘brAA-‘ para ‘brAA’, com perspectiva estável.

Fonte: Revista Fator
Seção: Siderurgia & Mineração
Publicação: 03/04/2024

Compartilhe nas redes sociais