Produção global de aço tem queda de 3,1% em outubro

24 de novembro de 2015

A produção global de aço, em outubro, recuou 3,1% na comparação anual, segundo dados divulgados na sexta-feira (20) pela Associação Mundial do Aço (Worldsteel Association, na sigla em inglês). No mês, o volume produzido atingiu 134 milhões de toneladas.

De acordo com a entidade, o desempenho foi puxado pela queda na produção chinesa, responsável pela metade do escoamento global do insumo. No mês passado, a China produziu 66,1 milhões de toneladas, decréscimo de 3,1% em relação ao mesmo período de 2014.

Mas o desempenho de queda generalizado reflete ainda a atividade econômica global em lenta recuperação. O Japão, importante player no mundo, também teve recuo da produção. Em outubro, o país reportou queda de 3,8%, para 9 milhões de toneladas.

Já na Europa, a Rússia apresentou queda de 2,4% da produção na mesma base de comparação, para 5,7 milhões de toneladas. A Alemanha produziu 3,6 milhões de toneladas em outubro, queda de 2,7% na comparação anual.

A Ucrânia, por outro lado, teve aumento de 6,4% na mesma base. Outro importante player que apresentou crescimento no mês passado foi a Turquia, de 2%, para 2,8 milhões de toneladas.

Utilização da capacidade

De acordo com a Worldsteel, a utilização da capacidade instalada, em outubro, ficou em 68,3%, recuo de 3,4 pontos percentuais na comparação anual. Em relação a setembro deste ano, o recuo foi de um ponto percentual. 

Fonte: DCI
Seção: Siderurgia
Publicação: 24/11/2015

Compartilhe nas redes sociais