Show Rural: L8 apresenta projeto de garagem solar para propriedades rurais – 31/01/2024.

31 de janeiro de 2024

A L8 Energy, empresa especializada na industrialização e distribuição de sistemas fotovoltaicos, apresenta as principais inovações para a geração de energia solar no campo durante o Show Rural Coopavel, entre 5 e 9 de fevereiro em Cascavel (PR). Participando do evento pelo terceiro ano consecutivo, a L8 desenvolveu um projeto específico de garagem solar para propriedades rurais produzirem a própria energia.

O sistema prevê a instalação de 15 módulos fotovoltaicos para cobertura de uma área de 5,6 metros de largura por 6,7 metros de comprimento, com potência instalada de 7,5 kWp, o equivalente a 261 kWh/mês, o que daria para atender a demanda de quase duas famílias todos os meses, levando-se em conta que o consumo médio residencial no Brasil é de 163 kWh/mês, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“A busca por energias limpas para uma produção mais sustentável é tendência em todo o mundo e aqui no Brasil cada vez mais os produtores rurais recorrem a sistemas próprios de geração de energia, seja para reduzir os custos com a eletricidade ou para minimizar a pegada de carbono de sua cadeia produtiva”, destaca Guilherme Nagamine, diretor da L8 Energy. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) cerca de 14,6% da potência instalada em sistemas fotovoltaicos no país estão em propriedades rurais.

E o Paraná tem papel estratégico na produção nacional, sendo o quarto maior produtor de energia solar do Brasil, com 2,3 gigawatts de potência instalada, o equivalente a 9,6% de toda a energia solar gerada no Brasil. Guilherme Nagamine ressalta que apesar de serem grandes consumidores de energia elétrica, muitas propriedades rurais enfrentam dificuldades de abastecimento e em algumas regiões a eletricidade nem chega. Por isso, a energia solar se apresenta como uma solução, trazendo estabilidade ao sistema de produção.

Além dos benefícios diretos da implantação de sistemas fotovoltaicos no campo, Leandro Kuhn, CEO da L8 Group, lembra que o Brasil tem se destacado em nível global como um importante produtor de energias renováveis e no último ano a solar se tornou a segunda principal fonte de energia no país, respondendo por 16% da matriz energética brasileira, atrás apenas da hídrica, que responde por 50% do mercado. “Em todo o mundo há uma preocupação com as mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável e o agro tem um grande potencial para promover essa transição energética no país, com base em fontes intermitentes como a solar e a eólica”, destaca.

Outras soluções também serão levadas pela empresa ao Show Rural, como a telha solar L8, desenvolvida em material mais resistente do que as tradicionais placas fotovoltaicas e que produzem até 5% mais energia, o filme fino flexível e o carregador elétrico para veículos. Além disso, a empresa possui uma Central de Assistência Técnica de inversores fotovoltaicos, para fazer a análise e a manutenção de equipamentos que já estão em uso em todo o Brasil. A Central atende todas as marcas disponíveis no mercado e já foi certificada como Assistência Técnica Autorizada da Growatt e da Fronius, e está em fase de homologação junto à Sungrow.

Fonte: Portal Máquinas Agrícolas
Seção: Máquinas & Agro
Publicação: 31/01/2024

Compartilhe nas redes sociais